A análise e observação de performance no futebol tem vindo, cada vez mais, a ganhar importância face à evolução do jogo e de todos os meios à disposição e envolventes que o suportam. Esta análise, seja do adversário ou da nossa própria equipa, vai nos permitir desenvolver o entendimento do jogo e com isto guiar a equipa técnica a tomadas de decisão mais consciente e informadas.
Este trabalho surge do desafio e curiosidade de procurar perceber e entender cada vez mais e melhor o jogo e ao mesmo tempo analisar aquilo que podem ser algumas tendências de jogo. Procurei imaginar um cenário em que fui colocado na posição do Analista de Performance da equipa do Bayern e que o nosso próximo jogo seria contra a SS. Lázio (Champions League). Na sequência, realizar a análise ao adversário e entregar a informação à equipa técnica para desenvolver o plano estratégico para o jogo.

Esta análise foi realizada de duas formas distintas, em vídeo e em relatório escrito. Tendo o conhecimento prévio daquilo que é o modelo e o jogar da nossa equipa, será importante antecipar cenários do jogo, não alterando tudo, mas sim identificando vantagens (sejam elas numéricas, posicionais ou espaciais), em certos momentos e contextos específicos do jogo, que nos permitam potenciar os nossos princípios e anular/controlar alguns do adversário.
Com a análise em vídeo, o objetivo foi demonstrar ofensivamente que tipo de ligações e soluções de progressão o adversário privilegia para desmontar a pressão ou quebrar a estrutura adversária e em que tipo de ligações conseguem criar mais perigo. Em organização defensiva que comportamentos do adversário podemos explorar para quebrar a sua organização e criar situações de finalização.

 

O relatório passa pela descrição dessas situações de forma mais profunda e funciona como um complemento ao vídeo. Sabendo que a informação é dirigida à equipa técnica e para a equipa técnica, do ponto de vista do analista é essencialmente através do relatório que a interpretação mais detalhada do Analista é transmitida à equipa técnica.

https://futsolutions.egnyte.com/dl/wA3a5LRPzr

Bruno Cunha