By using our website, you agree to the use of our cookies.
By using our website, you agree to the use of our cookies.
futmagazine-football-coach-technical-interview-renato-paiva

Entrevista Técnica com Renato Paiva
"O maior erro dos Treinadores de Futebol é o desleixo e achar que sabem tudo".

Renato Paiva, iniciou a sua carreira como treinador na Formação do SL Benfica, onde trabalhou em vários escalões tendo se sagrado campeão nacional de Juniores (Sub-17) por três vezes em 2012/13, 2014/15 e 2017/18. Considerado um dos Treinadores mais impactante na formação e desenvolvimento de jovens jogadores, Renato trabalhou ativamente com João Félix, Rúben Dias, Renato Sanches, João Cancelo, e outros durante a sua longa passagem pelo SL Benfica que terminou com a liderança da Equipa B do clube na 2ª Liga Profissional em Portugal. Recentemente rumou ao Equador para liderar a Equipa principal do Independiente del Valle como Treinador e Director Técnico.

antoniobarbosaphotosite

Entrevista Técnica com António Barbosa
“Quantas mais ferramentas o Treinador tiver e souber adequar ao contexto, mais preparado está para o sucesso”.

António Barbosa, Professor Doutorado e Treinador Principal de futebol, iniciou a sua carreira na Escola de Futebol Fernando Pires e mais tarde assumiu o comando do Vilaverdense FC e do CD Trofense, tanto em equipas de formação como nas suas equipas principais. António fez também parte do projeto Prozis Academy, onde quebrou vários recordes e alcançou a subida de divisão. Mais recentemente rumou ao Varzim SC e conquistou a manutenção do clube na II liga na época 2020/2021.

FUTMagazine Technical Interview Football Coach Luís Vilar

Entrevista Técnica com Luís Vilar
“Há modelos no futebol que têm de mudar para que se possa pensar em profissionalismo na formação”.

Luís Vilar, doutorado em Ciências do Desporto e Mestre em Treino de Alto Rendimento, é atualmente Pró-Reitor na Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Europeia e comentador de futebol televisivo.

futmagazine-football-coach-technical-interview-tiago-moutinho

Entrevista Técnica com Tiago Moutinho
“O treinador deve ser pragmático, conhecer as características dos jogadores que tem e saber por que caminhos pode ir”.

Tiago Moutinho esteve ao longo da sua carreira em diferentes clubes e ligas em países como Portugal, Sérvia, Grécia, China e Espanha, onde desempenhou as funções de analista, preparador físico, treinador adjunto e treinador principal. Além da meia-final alcançada com o Sporting CP na Liga Europa, conseguiu também apurar o CF “Os Belenenses” para a fase grupos da mesma competição. Tiago foi premiado pela Federação Chinesa de Futebol, como o "Treinador do ano" de sub16 e mais recentemente fez parte da equipa técnica da S. D. Ponferradina como treinador adjunto. Tiago posiciona-se atualmente como Treinador principal após largos anos a acumular experiência em competições profissionais.

António Barbosa Interview with FUTMagazine

Entrevista Motivacional com André Lourenço
“A marca que podes deixar é o teu conhecimento e as tuas ideias, sem medo de errar”.

André Lourenço, iniciou a sua carreira como treinador de futebol em 2014/15 na ER Tenente Valdez, tendo já representado desde então clubes como o Sporting CP, Atlético CP, CD Mafra e VPS na Finlândia. Na época de 2020/21 sagrou-se campeão da Liga e Taça Revelação ao serviço dos sub-23 do Estoril Praia.

Eduardo Moreira FUTMagazine

Entrevista Técnica com Eduardo Moreira
“Se ganhas o homem que joga, o jogador vai-te chegar mais tarde ou mais cedo”

Após várias passagens como treinador adjunto em clubes como Moreirense, SC Covilhã, Créteil-Lusitanos, FC Arouca e Boavista, Eduardo Moreira tem como objectivo assumir uma carreira como técnico principal. Para além das suas funções enquanto técnico profissional de futebol, Eduardo é também Mentor FUTMagazine e tem uma participação ativa como formador e professor em seminários e ações de formação.

nelo-vingada-futmagazine-interview-soccer-coach

Entrevista Técnica com Nelo Vingada
"Há treinadores que podem ser muito bons (...) se forem reconhecios financeiramente".

Um dos primeiros Treinadores portugueses a trabalhar a nível internacional, e um dos mais condecorados, Nelo Vingada iniciou a sua carreira de treinador em 1981, tendo passado por mais de 10 países em todo o mundo. Juntamente com Carlos Queiroz, formaram uma dupla de sucesso nos mundiais de futebol de 1989 e 1991, na categoria de sub-20, levando Portugal à conquista dos títulos. Recentemente abraçou o projeto de coordenação técnica na Federação do Egito.

vitor-pereira-futmagazine-interview-soccer-coach-ball

Entrevista Técnica com Vítor Pereira
“Treinar é deixá-los confortáveis para as ideias que temos para a equipa".

Formado em Educação Física, Vítor Pereira iniciou a sua carreira como treinador de futebol em 1981. Na temporada 2003/2004 estreou-se como treinador principal no escalão sénior, ao comando da Sanjoanense, passando posteriormente por clubes como o SC Espinho, CD Santa Clara, FC Porto, Al-Ahli Jeddah, Olympiacos, Fenerbahçe e TSV 1860 München.
A sua última experiência foi ao comando do Shanghai SIPG.

FUTMagazine interview with Coach João ALves

Entrevista Motivacional com João Alves
"Aquilo que eu aprendi com os treinadores foi muito mais fora do campo do que dentro do campo".

João Alves, jovem treinador de futebol e mestre em treino desportivo, iniciou a sua carreira em 2016 como treinador adjunto nas camadas jovens da ADCEO, rumou de seguida para clubes como o CD Mafra e o SG Sacavenense. Mais recentemente mudou a sua vida para Angola onde exerce as funções mais especializadas em análise de jogo na Federação Angolana de Futebol.

FUTMagazine Coach Interview Paulo Robles

Entrevista Técnica com Paulo Robles
"Estagiar e observar alguém idependentemente da realidade competitiva, é um momento de aprendizagem fenomenal."

Após a passagem pela coordenação e treino de várias equipas de formação, e após 6 subidas de divisão entre os mais variados escalões, o Paulo participa em 2 títulos e nas subidas de divisão, desde a última distrital até ao campeonato nacional da 1 divisão, no UD Vilafranquense, Futebol SAD como Treinador Principal dos Juniores A Sub-19.

Para além das suas funções enquanto técnico profissional de futebol, Paulo tem também uma participação ativa como formador e professor em seminários, ações de formação e orientação de estágios, e muito recentemente, como comentador desportivo.

vitorseverino

Entrevista Técnica com Vítor Severino
“As coisas têm que ser muito bem definidas e hierárquicas, a partir daí cada um sabe o que fazer”.

Depois de uma longa passagem pelas várias equipas da Académica de Coimbra, onde também foi Coordenador de Estágios e Professor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Vítor deslocou-se ao norte de Portugal para representar clubes como o FC Porto, Rio Ave FC, GD Chaves e Vitória SC. Recentemente representou o FC Shakhtar Donetsk como Treinador Adjunto e actualmente rumou para o Catar também como Treinador Adjunto no Al-Duhail.

FUTMagazine.com Entrevista com Treinador Leonel Pontes

Entrevista Técnica com Leonel Pontes
"Os treinadores através da sua personalidade, empenho, dedicação, motivação e agressividade têm de tentar influenciar o grupo de trabalho e fazê-los acreditar numa ideia".

Leonel Pontes, um dos treinadores mais reconhecidos do Futebol Português, iniciou a sua carreira no Sporting CP onde desempenhou vários cargos, desde treinador adjunto a treinador principal da formação, tendo inclusive liderado a equipa principal. Leonel integrou também a equipa técnica da Seleção Nacional como treinador adjunto, uma experiência que durou cerca de 4 anos, tendo participado no Euro 2012, onde conseguiu alcançar as meias finais, e também no Mundial de 2014.
Após este período rumou ao CS Marítimo, tendo depois partido à aventura no estrangeiro em países como a Grécia, o Egipto, Índia e Espanha.

luis-castro

Entrevista Técnica com Luís Castro
“A apresentação da ideia do jogo juntamente com a proposta de formação e liderança emocional foram as características que me levaram ao contexto profissional”.

Luís Castro iniciou a sua carreira como Treinador nos escalões amadores do Futebol Português e é actualmente considerado um dos melhores Treinadores nacionais no activo, tendo já participado em jogos da Liga dos Campeões e Liga Europa na função de Treinador Principal. Como profissional já trabalhou em clubes como FC Porto, Rio Ave FC, GD Chaves, Vitória SC, FC Shakhtar Donetsk e mais recentemente no Al-Duhail.

2

Entrevista Técnica com Ricardo Duarte
"Está mais focado no que podes dar do que no que podes receber."

Ricardo Duarte, com um longo caminho percorrido no Futebol, já desempenhou tarefas de Professor e Formador em grandes instituições como a Faculdade de Motricidade Humana e a Universidade de Évora em Portugal, onde completou o seu Doutoramento e contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa aplicada em treino e análise de desempenho tático. A nível federativo teve também uma participação activa na reformulação da formação de treinadores na Federação da Finlândia. Como Treinador, Ricardo tem passado por diversas experiências no futebol de formação a nível nacional e futebol senior em Portugal e no estrangeiro, em que representou clubes como o Vitória FC, VPS e mais recentemente IF Gnistan da Segunda Liga Finlandesa (Veikkausliiga).

Filipe-Pereira

Entrevista Motivacional com Filipe Pereira
"Se queremos promover melhor futebol e melhores treinadores temos de explorar cada vez mais momentos de partilha sem medos"

O Treinador Filipe Pereira apresenta uma vasta experiência no futebol de formação, onde se destacam a passagem pelo Sporting Clube de Portugal, orientação das Seleções distritais de Lisboa a nível nacional e internacional e mais recentemente a subida e consecutiva participação na Fase Final do Campeonato Nacional de Juniores A em 2018/2019 e 2019/2020. Filipe é também coordenador Scout do FC Porto para o destrito de Lisboa tendo realizado algumas acções de deteção de talentos em países como Japão, Austrália e Guiné Bissau.

Actualmente é Treinador Principal da Equipa B e Director Técnico da Formação do FC Alverca onde dinamiza também programas de desenvolvimento individual

Para além das suas funções enquanto técnico profissional de futebol, Filipe Pereira tem também uma partipação ativa em seminários/ações de formação como prelector, promovendo a partilha.

testemonials-circle-image

Entrevista Técnica com André David
"O que nos define são os nossos comportamentos, as nossas vivências, a nossa liderança, o que conhecemos e utilizamos enquanto estrategas para ganhar os jogos."

André David iniciou a sua carreira como treinador aos 21 anos na formação do Sabroso SC. Ocupou durante 4 anos o cargo de selecionador distrital na Associação de Futebol de Vila Real e foi prospetor do SL Benfica no distrito de Vila Real. Mais recentemente teve passagem por vários clubes do Campeonato de Portugal como GS Loures, SC Vila Real e GD Brangança.

jorge-castelo-futmagazine-interview-soccer-coach

Entrevista Técnica com Jorge Castelo
“A grandeza no futebol é o caminho porque os resultados e sucessos são esquecidos em 24 horas.”

Treinador, Professor Universitário, Formador UEFA e Comentador, Jorge Castelo iniciou a sua carreira como treinador de futebol no C.F "Os Belenenses" com Carlos Queirós. Jorge é também autor de vários livros e artigos onde explica a lógica da ação do jogador em contextos de cooperação e oposição.

José Mourinho, Rui Vitória e José Peseiro são alguns dos treinadores que orientou ao longo da sua carreira.

paulo-sampaio-interview-soccer-coach-futmagazine

Entrevista Técnica com Paulo Sampaio "Rifa"
"Não existe um modelo de observação e análise, existem as ideias dos treinadores. ”

“Rifa”, como é mais conhecido no mundo do futebol, começou a sua carreira como treinador do Leixões em Portugal, tendo também trabalhado para o Vitória FC, Belenenses, SC Braga, Beira-Mar, Marítimo, Sporting CP e Asteras Tripolis em Grécia, antes de assumir o papel de Observador. Nesta posição, Rifa já trabalhou com Treinadores como Jorge Jesus, Marco Silva, Leonardo Jardim, Bruno Lage e Carlos Carvalhal, sendo considerado um dos mais valiosos profissionais na área da observação no mercado.

ricardo-pereira-futmagazine-interview-soccer-coach

Entrevista Técnica com Ricardo Pereira
“Nós não nascemos treinadores, nós aprendemos a treinar, treinando”

Ricardo iniciou sua carreira como Treinador, especializando-se na área específica de Treino de Guarda-Redes. A sua ligação académica à área da Psicologia tem sido uma vantagem no trabalho com os jogadores desta posição e no apoio à equipa técnica na gestão do plantel, tendo já trabalhado em Portugal no SL Benfica e no estrangeiro no Al Fateh, Standard Liège, Legia de Varsóvia, Nottingham Forest FC, Independiente del Valle no Equador e atualmente no Legia de Varsóvia.

oscar-tojo-futmagazine-interview-soccer-coach-circle

Entrevista Técnica com Óscar Tojo
“O treinador não precisa ser um Super-herói. Ele não precisa ter super-poderes ou poderes sobrenaturais, mas precisa ser um Batman ”

Óscar dividiu a sua carreira entre a educação, formação e o treino, tendo sido professor em cursos da UEFA e professor em instituições académicas de renome mundial como a Faculdade de Motricidade Humana de Portugal. Como treinador, já representou clubes como UD Leiria, CD Nacional, Santos Laguna e Cruz Azul no México, considerando-se hoje como Metodologista do treino.

jnf

Entrevista Técnica com João Nuno Fonseca
“Tu tens de estar preparado para liderar um processo pela forma como tu és e das pessoas que estão à tua volta"

Desde o fim da sua carreira académica, João procurou criar a sua marca no futebol, tendo iniciado a sua carreira profissional ao serviço da Académica OAF, passando posteriormente por fora de Portugal na Academia Aspire, Selecção Nacional do Qatar e FC Nantes, e mais recentemente na equipa Sub-23 do Benfica como Treinador Adjunto.

Márcio

Entrevista Técnica com Márcio Sampaio
“A descoberta de novos projetos passa também pela valorização diária do nosso trabalho e pelos contactos que temos ao longo das nossas carreiras profissionais”

Depois de passar pelo futebol de formação em todos os escalões do futebol português, do contexto amador ao profissional, hoje, Márcio é um dos mais conceituados treinadores com responsabilidades nas áreas de preparação física e recuperação, tendo conquistado o Campeonato Brasileiro em 2019, Supertaça do Brasil, Recopa Sul-Americana e a famosa Copa Libertadores, a serviço do CR Flamengo depois de trabalhar com clubes do mundo inteiro como Sporting CP, Al Hilal e atualmente no SL Benfica.

pepa-futmagazine-interview-soccer-coach-ball-2

Entrevista Técnica com Pepa
"Para mim experiência não é idade, mas sim a vivência das coisas"

Pedro Miguel mais conhecido como Pepa, iniciou a sua carreira como jogador. Trabalhou no SL Benfica como Coordenador da Academia antes de iniciar a sua ascensão na carreira de treinador principal, passando da base para as equipas profissionais da Primeira Liga Nacional, como o CD Tondela, FC Paços de Ferreira e atualmente Vítória SC.

joao-tralhao-futmagazine-interview-soccer-coach-published

Entrevista Técnica com João Tralhão
“A oportunidade vem sempre dos ajustes entre o clube e o perfil do treinador”

Depois de dezoito anos nas equipas de formação do SL Benfica, acabando como treinador principal Sub-23, João Tralhão foi para o Monaco FC para trabalhar como treinador-adjunto na equipa principal do clube. João tem na sua carreira várias conquistas colectivas e individuais como os dois Campeonatos Nacionais do Benfica Sub-19 e o prémio de Treinador do Ano 2018.

joao-santos-futmagazine-interview-soccer-coach-3

Entrevista Técnica com João Santos
“Para mim, a competência pode estar em qualquer escalão”

Após vários anos a trabalhar nas camadas jovens, João Santos foi nomeado vice-campeão nacional como treinador principal da equipa Sub-19 do CF Belenenses em 2017/18 recebendo no ano seguinte o prémio “José Maria Pedroto” de mérito profissional e sucesso alcançado na 14ª ANTF Congresso Nacional. João continua a apostar na progressão da sua carreira com vários estágios internacionais em clubes de referência como FC Barcelona realizado em 2019. João também tem contribuído para a formação e colocação de jogadores em contextos profissionais de alto rendimento na Selecção Nacional e Primeiras Ligas Portuguesas.

domingos-paciencia-futmagazine-interview-soccer-coach-circle

Entrevista Técnica com Domingos Paciência.
“É fundamental reunirmos conhecimento e estarmos atentos ao que está a acontecer nos outros campeonatos”

Ex-Jogador profissional de futebol, Domingos Paciência tem uma vasta experiência como Treinador de futebol em algumas primeiras ligas Europeias como Chipre, Turquia, Espanha e Portugal. Desde o início da sua carreira como Treinador em 2001, Domingos alcançou a final da Liga Europa em 2010/11 com o SC Braga como vice-campeão e terminou como campeão nacional no Chipre em 2015/16.

francisco-guimaraes-futmagazine-interview-soccer-coach

Entrevista Motivacional com Francisco Guimarães.
“Quero atingir o topo do futebol internacional como treinador”

Francisco iniciou a sua carreira aos 15 anos no contexto nacional Sub-19 como Treinador Adjunto. Desde então Francisco teve a possibilidade de observar treinadores profissionais de altos níveis como José Mourinho e Marco Silva e entrar no principal canal desportivo português - Sport TV - como comentador e analista de futebol.

Open chat